O que você quer?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MATEMÁTICA (Jardim II)

♥ OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
♥ CONTEÚDO
Estruturas lógicas:
Discriminação (semelhanças e diferenças) / Comparação / Identificação / Conjuntos / Correspondência / Cores.
· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
► Medidas:
Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino) / Distância entre os objetos (longe, perto) / Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa) / Massa (leve, pesado) / Temperatura (quente, frio) / Som (alto, baixo) / Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
♥ Metodologia:
· Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
· Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
· Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário